O |
Dia Internacional do Grafite foi comemorado em grande estilo no IFBA, campus Eunápolis, no Sul da Bahia. Durante uma semana, os estudantes do IFBA e da comunidade externa tiveram a oportunidade de participar de oficinas com o 4º melhor do mundo em desenho realista, Elismar Lima ou Mazinho Lima, como é mais conhecido.
Artista de mão cheia, grafiteiro, teixeirense, que atualmente reside em Vitória/ES, expôs suas obras na Europa e nos Estados Unidos, com participação em bienais e vencedor de diversos prêmios.
Revitalizar os espaços do IFBA é uma ação de dois projetos de extensão: Espaço de Convivência e O Balaio Cultural (As interfaces entre língua e cultura), projetos que têm como objetivo estabelecer vínculo com a comunidade, envolvendo alunos e professores, por meio de atividades pedagógicas, artísticas e culturais.
Acompanhe em vídeo um pouco do trabalho desse grande artista, personagens que ganharam vida através de sua arte, do desenho. Ele carinhosamente nomeou seu projeto como “TODOS PRESENTES”:
Diz ainda: “Homenageei algumas figuras importantes, que passaram pelo nosso plano e nos deixou uma mensagem de luta pela igualdade de direitos, pela luta pelo POVO NEGRO, pela PAZ, pelos DIREITOS HUMANOS... MARIELLE FRANCO, ZUMBI, CAROLINA DE JESUS, GANDHI, DANDARA DOS PALMARES, LUTHER KING, IRMÃ DOROTHY, CHICO MENDES, FRIDA KAHLO, NELSON MANDELA, IRMÃ DULCE, PROFETA GENTILEZA, LUÍSA MAHIN E BOB MARLEY... Todos ainda estão muito presentes"!
Um trio encantador, Flávio Costa, Eliana Sausmickt e Fernanda Tayssa. Eles coordenaram esta atividade específica.
Segundo Fernanda, o Projeto Espaços de Convivências “ visa dar significado aos espaços ociosos do instituto e dos centros urbanos, fazendo com que as pessoas se apropriem das áreas públicas e passem a frequentar, conviver e interagir nestes ambientes, unindo as diversas áreas do conhecimento. ”
Para a professora Eliana, o grafite na escola possibilitou o estreitamento do vínculo com a comunidade externa, especialmente, com os estudantes das escolas estaduais que compareceram nos quatros dias de oficina. Ademais, é a possibilidade de ampliar a bagagem artística dos estudantes envolvidos, desmistificando, inclusive, conceitos estéticos, além de possibilitar o contato direto com um artista de renome. Para ela, o IFBA é um espaço de toda comunidade e precisa estar bonito, bem colorido para receber o público interno e externo.
Reflexão!
“Da arte, a imaginação
A marca, o detalhe
Na destreza das mãos
No olhar, uma parede
Nas asas, a transformação!
A paixão, O dom, O sonhar
Criatividade, Identidade
Através do desenho, formar,
Surgir, criar...
Sintonia, harmonia
Juntos, elevar
O ambiente, o lugar
Outrora sem vida
Vida! Vida a ganhar
Significar, marcar
Dos rabiscos ao desenho
Do desenho a gritar
A arte que por si representa
Aquele que do grafite alimenta, consciência!
Que te fez pensar! Viajar!
Acreditar! ”
Ricardo Ferreira
Gostou? Compartilhe,curta nossa página facebook!