O |
DNI (Documento Nacional de Identidade) foi lançado nessa manhã de segunda-feira, (05). A Nova identidade será unificada e trará por exemplo, CPF e título de eleitor.
Participaram do ato solene o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes e o presidente da República, Michel Temer.
O DNI como é chamado estará disponível para smartphones e tabletes, nas versões Android e iOS. Ao ser disponibilizado por um aplicativo que será gratuito.
Por enquanto, apenas os servidores do TSE e do Ministério do Planejamento, poderão fazer o download do aplicativo e validar o documento em postos localizados nos dois órgãos.
A promessa é de que o documento esteja disponível para todos os cidadãos a partir de julho, ainda este ano.
Procedimento
Quando estiver à disposição dos cidadãos, precisará fazer o download do aplicativo, primeiro passo a ser seguido; depois, o cidadão deverá se dirigir a um posto de atendimento mais próximo de sua residência e validar seu cadastro.
Somente poderá aproveitar da novidade quem fez o cadastramento biométrico que é a coleta da foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral.