M |
oradores da cidade de Itororó, sul da Bahia, relataram ter percebido tremores de terra nesta noite de sábado (1). Como não é a primeira vez, o medo e o susto tomaram conta da população
Até o momento não há registro de pessoas feridas e nem relato de danos às residências. De acordo com a Professora Sileide Assunção a oscilação começou forte e foi amenizando a intensidade.
“Estava em casa com os meus filhos na sala, quando tudo começou! Foi possível sentir as portas e janelas tremerem. Todos nós ficamos muito assustados.”
Para ela, o som veio do Bandeira, distrito de Itapetinga, separado apenas por uma ponte de Itororó.
Caso como esse não é um fato isolado envolvendo à cidade. Em 2015, o abalo teve magnitude de 3,16, considerada de pequena intensidade e teve sua origem na cidade de Iguaí, a sessenta quilômetros.
Muitos moradores temem que esses abalos voltem acontecer mais forte. Um receio que é compreensível já que com mais essa ocorrência a soma sobe para três (2015,2018 e 2020).
O medo pode ser algo que todos falam a mesma língua na cidade, contudo há divergências quanto ao acreditar cegamente no fator natural dos tremores... Para alguns, esses tremores estão longe disso. Foram mais além ao afirmarem ser algo provocado por explosivos, pois uma jazida de ferro foi encontrada na cidade.
A Mineração está entre os dez setores industriais mais confiantes, indica a CNI. De acordo com a pesquisa, a confiança aumentou em 25 dos 26 setores da indústria de transformação, pesquisados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).