E |
stão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Pode participar todo estudante do curso de Jornalismo (ou áreas afins da Comunicação) regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil.
Os interessados terão até dia 31 de agosto para efetivar sua inscrição. Nesta edição terá como tema central do concurso “A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS”.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Será solicitado no ato do processo alguns dados a serem preenchidos no formulário: nome, CPF, semestre do curso, e-mail, endereço residencial, entre outros.
Fazer sua inscrição agora clique aqui
SOBRE
Fernando Pacheco Jordão (1937 – 2017) começou no jornalismo em 1957, como redator e locutor de rádio jornal, na antiga Organização Victor Costa em São Paulo, que abrangia as rádios Nacional, Excelsior e Cultura.
Passou depois para a Rádio Difusora, dos Diários Associados, onde foi secretário dos rádios jornais e também locutor. Durante dois anos acumulou esse trabalho em rádio com o de copidesque no jornal O Estado de S. Paulo.
Mais tarde atuou na TV Excelsior, como editor e apresentador do “Show de Notícias”, um telejornal diário que inovou o jornalismo televisivo e, em 1964, foi contratado pelo Serviço Brasileiro da BBC em Londres, onde se reencontrou profissionalmente com Vladimir Herzog, com quem havia trabalhado em O Estado de São Paulo.
Em seu regresso ao Brasil, em 1968, foi convidado a atuar na TV Cultura, onde criou o jornalismo com o programa “Foco na Notícia”, que posteriormente passou a se chamar “Hora da Notícia”. Também produziu programas didáticos, documentários e até dirigiu um teleteatro que foi premiado num festival interno. Em 1974 foi para a TV Globo, onde editou o Jornal Nacional em São Paulo e a seguir tornou-se diretor do Globo Repórter.