Integrantes das guardas municipais da capital e dos municípios baianos, será autorizado porte de arma de fogo

O deputado Carlos Geilson (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei dispondo sobre a cessão de armamento da Polícia Militar aos servidores dos guardas civis municipais do Estado da Bahia. 
Por: Alba
20/02/2021 - 20:35:00

O

 deputado Carlos Geilson (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei dispondo sobre a cessão de armamento da Polícia Militar aos servidores dos guardas civis municipais do Estado da Bahia. 

A entrega está condicionada ao cumprimento dos ditames positivados na Lei 10.826/ 2003 e do Decreto Federal 9.785/ 2019 e os armamentos serão cedidos por ocasião da sua troca.

De acordo com os artigos da lei proposta pelo tucano, caberá ao órgão responsável pela armazenagem de arma de fogo, diretamente vinculado a Polícia Militar, as providências necessárias para o registro da arma cedida, que deverá dar publicidade à deliberação que cedeu a arma de fogo; cadastrar a arma nos termos estabelecidos na legislação federal; e emitir o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) correspondente, ou outra certificação que eventualmente o suceder.

JUSTIFICATIVA

 Carlos Geilson citou o Decreto nº 9785/ 2019, aprovado pelo presidente da República, que regulamenta a Lei nº 10.826/2003, dispondo sobre a aquisição, o cadastro, o registro, a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema Nacional de Gerenciamento Militar de Armas.

Segundo a referida lei, aos integrantes das guardas municipais da capital e dos municípios baianos, será autorizado porte de arma de fogo, quando em serviço, “sendo que agora poderão portar consigo armamento, seguindo todo disposto do Decreto Federal recentemente publicado”, reforçou.

O parlamentar exaltou o trabalho dos guardas municipais na proteção e segurança da coletividade. “Estes são verdadeiros anjos da guarda das cidades, sendo que sua categoria deve ser valorizada sempre em prol de toda comunidade”, salientou.

 


Veja mais


PUBLICIDADE



Entre em contato com o site

Dúvidas na navegação ? Possui uma proposta comercial ? Sugestões ou reclamações ? Fale agora com nossa equipe.

Anúncio publicado
Insira mais fotos e informações a seguir.

Experimente também nosso plano de anunciante pago para ter mais destaque.

Boa sorte candidato
Insira currículo e mais informações a seguir.