O |
dia 31 de janeiro de 2019 foi marcante para a AACOSEE (Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Eunápolis).
Nesse dia a categoria parou para prestigiar à eleição da nova Diretoria da AACOSEE e do conselho Fiscal de sua entidade. Um processo eleitoral mais esperado dos últimos vinte anos!
O processo eleitoral contou com a participação de duas (2) chapas na grande disputa pela diretora da Associação, um fato que se tornou marcante, pois proporcionou uma disputa histórica ao revelar o que nunca havia acontecido: duas chapas na competição, indo de encontro ao que sempre acontecia antes que era chapa única, e a mesma sendo eleita por aclamação.
De um lado estava a chapa 1 (Juntos por muito mais), composta por: Cláudia Andriotti (Presidente), Maria da Conceição de Jesus (Vice-Presidente), Ana Maria de Jesus Santos (Tesoureira) e Cosmira Santos de Santana Barros (Secretária);
Do outro lado a compor a chapa 2 (Esperança por uma AACOSEE Ativa), composta por: Valter de Souza Guimarães Feitosa (Presidente), Anízio de Jesus Alves Filho (Vice-Presidente), Liomar Rodrigues Macedo (Tesoureira) e Sandro Leite Souza (Secretário).
Finalmente a assembléia Geral iniciou por volta das nove (9:00) horas da manhã dando com as apresentações das chapas, na oportunidade os Presidentes de cada chapa tiveram dez (10) minutos para falar dos seus projetos para a categoria.
A presidente da chapa 1 Cláudia Andriotti que vinha para disputa do seu segundo mandato, deixou claro que pretendia fazer mais pela associação, contudo não fez uso de todo seu tempo previsto por não poder ficar muito tempo em pé, pois estava operada.
Em seguida o Presidente da chapa 2 Valter de Souza Guimarães Feitosa, iniciou a sua fala agradecendo a presença de todos os Agentes Comunitários de Saúde e em especial aos Agentes de Combate as Endemias. Em seu discurso: SOU CANDIDATO SIM, e explicou que durante o processo eleitoral, apareceram rumores nas redes sociais de que sua chapa não estaria completa e, por isso, seria impugnado. Em sua explanação foi categórico: Enquanto houver um grupo de Agente de Saúde e de Combate as Endemias dispostos a lutarem por essa entidade (AACOSEE), a mesma continuará existindo e não irei aceitar acabar essa Associação através de uma “unificação com o Sindicato que também pertence a mesma categoria” proposta por meia dúzia.
Disse também, caso fosse eleito, o patrimônio (um terreno) adquirido pela entidade continuaria com os ACS e ACE da cidade de Eunápolis e que nesse local seria construído a SEDE permanente da Categoria, com espaço confortável para as Reuniões e Assembléias, bem como, um Centro de Laser com Piscina, Sala de Jogos e um Salão de Beleza para seus associados.
Logo depois, deu-se início as votações por cédulas, comparecendo 128 aptos a votarem e mais um percentual que vieram em apoio a chapa 2. Ao término da votação, iniciou-se a contagem dos votos.
Ao mesmo tempo da contagem dos votos compareceram à frente a chapa do conselho fiscal para ser eleita por aclamação (já que, até então, não havia outra). Essa chapa, composta por 03 (três) titulares e 03 (três) suplentes durante o período eleitoral, porém, a Assembléia reprovou a chapa e elegeu uma nova chapa que foi composta naquele momento que foi aprovada por ela por unanimidade.
Após todo esse alvoroço, finalmente saiu o resultado tão esperado: a vitória da chapa 2 (Esperança por uma AACOSEE Ativa) obteve 101 votos, enquanto a chapa 1 (Juntos por muito mais) obteve 27 votos.
Fonte: AACOSEE