A participação de crianças e adolescentes no mundo virtual requer cuidados redobrados! Veja o que fazer

Conhecer os termos, jogos, influenciadores digitais, aplicativos, estar por dentro de tudo ajudará os pais a se antecipar aos problemas e poder conversar com seu filho.
Por: Redação
25/03/2019 - 23:37:53

D

e acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a dependência ou o uso problemático dessas mídias, além de causar problemas mentais e aumento da ansiedade, também gera transtornos de sono e alimentação, sedentarismo, problemas auditivos, visuais e posturais, entre muitos outros.

A participação de crianças e adolescentes no mundo virtual requer cuidados redobrados para que esse ambiente não interfira de forma negativa na saúde dos jovens.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país que concentra o maior número de pessoas com ansiedade e depressão no mundo. Essas doenças têm muitas causas, mas, segundo pesquisadores, quando apresentadas em jovens, podem estar ligadas ao consumo em excesso de mídias sociais. Para ajudar os pais nesse sentido, confira algumas recomendações da SBP:

Limitar o tempo de exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, para crianças entre 2 a 5 anos de idade.

Crianças entre 0 a 10 anos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos.

Adolescentes não devem ficar isolados nos seus quartos ou ultrapassar suas horas saudáveis de sono (8-9 horas por noite).

Crianças menores de 6 anos precisam ser mais protegidas da violência virtual, pois não conseguem separar a fantasia da realidade.

Equilibrar as horas de jogos online com atividades esportivas, brincadeiras, exercícios ao ar livre ou em contato direto com a natureza.

Conversar sobre as regras de uso da Internet, configurações para segurança e privacidade e sobre nunca compartilhar senhas, fotos ou informações pessoais ou se expor na webcam, mesmo com pessoas conhecidas em redes sociais.

Monitorar os sites e aplicativos que estão sendo acessados, sobretudo as trocas de mensagens em redes sociais.

Usar antivírus e softwares atualizados ou programas que servem de filtros de segurança e monitoramento para palavras ou categorias ou sites. Alguns restringem o tempo de uso de jogos online e o uso de aplicativos e redes sociais por faixa etária.

Ensinar a bloquear mensagens ofensivas ou inapropriadas, redes de ódio, violência ou intolerância ou vídeos com conteúdo sexuais e como denunciar o cyberbullying  (violência praticada contra alguém por meio da internet ou de outras tecnologias relacionadas)  usando a SaferNet Brasil ou o Disque-denúncia.

Lembre-se sempre: conhecer os termos, jogos, influenciadores digitais, aplicativos, estar por dentro dos últimos assuntos e compreender o ambiente virtual de uma forma geral, auxiliará os pais a se antecipar aos problemas e a conversar com seus filhos de forma mais próxima, clara e objetiva. 

 

Fonte: www.sbp.com.br

 


Veja mais


PUBLICIDADE



Entre em contato com o site

Dúvidas na navegação ? Possui uma proposta comercial ? Sugestões ou reclamações ? Fale agora com nossa equipe.

Anúncio publicado
Insira mais fotos e informações a seguir.

Experimente também nosso plano de anunciante pago para ter mais destaque.

Boa sorte candidato
Insira currículo e mais informações a seguir.