O |
que você faria se descobrisse que tem uma doença incurável? Como nem tudo são flores, os espinhos surgiram na vida de Agenor Borges de Carvalho Neto de 46 anos, natural de Ilhéus, na Bahia.
Em 2010, após acordar e não conseguir sair da cama com parte do corpo paralisado, levou Agenor a uma série de exames que logo foi confirmado ser portador da Esclerose Múltipla, uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune.
Borges, propagandista vendedor, pai de Arthur Góis de 3 anos, viu sua rotina de viagens, trânsito e direção, ser mudada com a doença, mas sua fé o fez vencer as barreiras e a viver o alívio com a recuperação da paralisia do lado esquerdo e da diplopia: enxergava duas imagens do mesmo objeto.
Para enfrentar a doença foi preciso buscar uma melhor qualidade de vida, já que mesmo com a medicação, a fadiga e o formigamento continuavam.
O neurologista orientou Neto sobre a importância da atividade física e a partir daí nova mudança surgiu na vida do vendedor com uma protagonista linha dura, sua esposa Ana Paula Góis de 42 anos, fez marcação acirrada, cobrou a prática esportiva e nada, sem resultados, porém, não desistiu! Percebeu que o maridão precisava de estímulo, com isso, entrou em grupo de corrida funcional, uma ação que transformou a vida de Agenor e de muita gente!
Com apoio da família, amigos e, principalmente, pela parceria e força da esposa, a corrida fez parte da vida de Netto que logo enfrentou o seu primeiro desafio de 5km, depois 10,21,24.
E não parou mais. Deu a volta por cima, renasceu das cinzas como a ave mitológica fênix! Colocou a doença para correr e se tornou o primeiro brasileiro com Esclerose Múltipla a realizar uma ultramaratona(52km) no Brasil.
Carvalho é exemplo de superação, força e persistência. Essa energia vem contagiando muitas famílias com diversos relatos de admiração e agradecimento.
Borges já deu várias entrevistas com participação ao G1, Jornal da Manhã da rede Globo e também ao programa de superação da jornalista Karém Póvoas no You Tube.
O campeão tem agenda lotada, mais três provas pela frente em cidades distintas, entre elas, com presença na “Segunda Corrida Vitória Solidária” na cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia no dia 15 de dezembro ainda este ano.
Para Agenor, o objetivo maior é ajudar outras pessoas através do seu exemplo, a superar os medos, desafios e os problemas!