Quatro regiões atingidas por incêndios florestais na Bahia

Evite colocar fogo para limpar lixo, mesmo que seja, em terreno baldio, principalmente nesse período de altas temperaturas. Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle e prejudicar outras pessoas.
Por: Redação
09/10/2020 - 11:49:27

 

A

 primavera trouxe uma cara de verão com as altas temperaturas que podem passar dos 40ºC. Muito sol e calor e, com eles, os incêndios ficaram mais recorrentes. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atua em quatro frentes de combate a incêndio nas cidades de Andaraí, Morpará, Barreiras e Barra.   Para combater o fogo, as estratégias usadas pelo Corpo de Bombeiros são o abafamento, resfriamento e a retirada de galhos de árvores e folhas, já que eles são fontes fáceis de combustão por causa da seca.

Segundo o CBMBA a água é um recurso escasso para esse tipo de atuação, tendo em vista que os combates acontecem distante de estradas, o que impossibilita por exemplo, a chegada do caminhão e até das mangueiras. Por isso, a ação é muito mais complexa e requer muito mais tempo, a depender da região atingida.

Os incêndios atingem locais de difícil acesso, com isso, os militares e as equipes que estão dando apoio percorrem quilômetros a pé, com equipamentos como mochilas costais e sopradores (que juntos pesam mais de 30 quilos).

Os animais também são outra preocupação dos combatentes, que tentam retirá-los ao máximo das áreas atingidas, deixando-os em segurança.

Depois que os bombeiros dão o incêndio por controlado, seguem o protocolo de manter o monitoramento por cerca de 72 horas (de acordo com as condições climáticas) quando os militares percorrem a pé, as áreas atingidas para visualizarem algum possível foco de retorno das chamas, só depois desse período, o incêndio pode ser dado como extinto.

“Estamos com total atenção para essas áreas atingidas. Temos enviado especialistas em combate a incêndios florestais, além de termos o apoio da sociedade civil. É importante lembrar que durante todo o processo de combate orientamos os moradores locais sobre os cuidados que devem ser tomados, pois o fogo pode sair do controle com muita rapidez e com isso atingir grandes áreas. Por isso, todo cuidado e precaução são fundamentais”, concluiu capitão BM Murilo Rocha.

Evite colocar fogo para limpar lixo, mesmo que seja em terreno baldio, principalmente nesse período de altas temperaturas. Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle e prejudicar outras pessoas.

Fonte: CBMBA


Veja mais


PUBLICIDADE



Entre em contato com o site

Dúvidas na navegação ? Possui uma proposta comercial ? Sugestões ou reclamações ? Fale agora com nossa equipe.

Anúncio publicado
Insira mais fotos e informações a seguir.

Experimente também nosso plano de anunciante pago para ter mais destaque.

Boa sorte candidato
Insira currículo e mais informações a seguir.